domingo, 15 de agosto de 2010

Migração européia

     Muitas pessoas dizem que os imigrantes trazem, apenas, pontos negativos para um cidade ou país. Porém o que não percebem é que esses imigrantes exercem atividades mal remuneradas e informais, como na agricultura, na contrução civil, na limpeza doméstica, no atendimento em restaurantes entre outros.
     Na Europa alguns paises como Espanha, Portugal e Grécia se encontram perto do Mar Mediterrâneo possuem um forte controle sobre suas fronteiras. E possuem áreas estratégicas como o Estreito de Gibraltar, região com a menor distância entre o continente africano e o europeu, que têm sido alvo de atenção especial e de policiamento ostensivo.
     Muitos africanos correm o risco de atravessar o Mar Mediterrâneo porém grande parte deles é barrada nas fronteiras e mandada de volta para seu país de origem. Mas se um grupo conseguir passar pela fronteira eles poderão ir para quase toda a Europa por causa do Espaço Schengen que permite a livre circulação de pessoas dentro dos países da União Européia tornando dificil a captura dos imigrantes ilegais.
     A maioria dos imigrantes são marroquinos.
     A principais áreas estratégicas de controle de imigração são o estreito de Gibraltar, fronterias gregas e a parte de Portugal que se encontra no Mediterrâneo.
     A população de alguns paises da Europa culpam os imigrantes pela falta de emprego e outros problemas sociais. Por isso há manifestações de xenofobia, isto é, aversão ao estrangeiro, que passa a ser considerado um intruso, acusado de "ocupar"  o emprego que poderia ser de alguém nascido no país.

domingo, 8 de agosto de 2010

Nações


        Você sabia que a Espanha tem mais de uma nação? Pois bem, ela tem. Existem os bascos,catalões , valencianos, galegos, entre outros.
         A Espanha é dividida  em 17 comunidades autônomas: Andaluzia, Aragão, Princípado das Autúrias, Ilhas Baleares, País Basco, Ilhas Canarias, Cantábria, Castela-La Mancha, Castela e Leão, Catalunha, Extremadura, Galiza, Madrid, Múrcia, Navarra, La Rioja, Comunidade Valenciana; e duas cidades autônomas : Ceuta e Melinha.
          Porém com tantas comunidades autônomas existem vários movimentos políticos de oposição separatista que querem independência da Espanha. Estes movimentos acontecem na Catalunha, na Galiza, na Navarra e no País Basco.