domingo, 3 de outubro de 2010

Campo X cidade

O campo e a cidade se diferiam em varios fatores.
No campo ficavam os produtores já nas cidades ficavam os sabios e sacerdotes, o líder ( religioso ou politico) e a segurança.
Os povos antigos começaram a se fixar em cidades, com o tempo formaram - se as cidades e os campos ou feudos. As cidades eram independentes de outras cidades mas dependiam do campo para continuarem exitindo.
Com o passar do tempo formaram-se as cidades industriais. Houveram 2 fases.
Fase 1(1770 - 1870) : as fabricas e os trabalhadores ficavam no mesmo espaço porque não haviam meios de transportes urbanos para a locomoção dos trabalhadores.
Fase 2 (1870 - 1950) : os trbalhadores foram levados para bairros distantes das industrias, que passaram a se localizar nas áreas centrais. Apareceram os transportes urbanos que ligam as perifeiras às áreas urbanas ( metro, bonde e trem urbano). Formação de metrópoles industriais, as áreas urbanas avançam sobre áreas rurais apartir da industrialização.

Migrações internas

A Itália é um bom exemplo de migração interna.
Há certo tempoa trás, havia um grande desequilibrio regional entre o Norte e o Sul da Itália. A porção agrícola e pouco industrializada, apresentava grande atraso enconômico em relação ao Norte, industrializado e com economia dinâmica.
Muitas pessoas do Sul migraram para o Norte, em busca de emprego e melhores condições de vida.
No momento existem varias politicas de desenvolvimento implantadas no Sul, que tem passado por grnades transformações econômicas, o que diminuiu a migração para o Norte.